2. Qual é a diferença desta conta para uma conta-salário?
Assim como uma conta salário comum regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), você recebe sua remuneração nesta conta. Oferecendo a segurança de um meio de pagamento eletrônico, além de ser um moedeiro, após os seus recursos em espécie se esgotarem, é possível você fazer uso de um limite de crédito* também disponível no mesmo cartão. Além disso, com o Cartão Caruana você também pode fazer compras pela internet, coisa que, com cartão de débito comum de uma conta salário, não é possível.
3. Quem é o emissor desta conta?
É a Caruana S/A Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. É uma instituição sólida autorizada pelo Banco Central do Brasil, que tem em seu DNA o fomento da mobilidade urbana. Com a Caruana, você tem todos os serviços oferecidos no mercado bancário, como pagamento de contas e recarga de celular, sem precisar dispor de conta em banco, sem agência, sem burocracia.
4. E como funciona?
A Conta Caruana tem dupla função. Na função salário (pré-pago), você utiliza seus recursos da maneira que quiser, podendo efetuar saques, pagamentos. Na função crédito (pós-pago), você possui um limite de crédito pré-aprovado que ficará disponível automaticamente para utilização após os recursos de seu salário ou dos valores da função pré-pago se esgotarem. Nesse caso, assim como qualquer linha de crédito você terá até 30 dias para pagar a fatura de suas compras. Há cobrança de tarifa para esta operação. Em caso de dúvidas, consulte a área de tarifas deste site.
5. Qualquer pessoa pode abrir uma Conta Caruana?
Não, apenas para colaboradores de empresas operadoras de transporte conveniadas com a Caruana Financeira.
7. Eu tenho restrição de crédito, posso ter a Conta Caruana também?
Sim, a abertura da Conta Caruana não exige consulta aos órgãos de de proteção ao crédito. Nesse caso, só haverá consulta e análise em caso de solicitação de limite de crédito adicional.
8. Eu tenho restrição de crédito, posso contar com a função crédito no meu cartão também?
Sim. Desde que seja aprovado pela política de crédito da Caruana ou em negociação prévia com seu empregador.
9. De onde é esse “banco”? Tem agência aqui?
A Caruana é uma financeira sólida, localizada em São Paulo, com foco no setor de transportes de passageiros. Não possui filiais. Conheça mais em www.caruanafinanceira.com.br. O serviço é 100% digital e você não precisa de agência para fazer nada. Além disso, conta com diversos canais de atendimento para auxiliar você.
10. Como faço para desbloquear minha Conta Caruana?
Para o desbloqueio será preciso realizar toda a jornada de criação de Conta no Aplicativo. Saiba como fazer acessando o menu “Aplicativo” deste site.
11. Eu posso realizar saques? Onde devo ir?
Para realizar saques, será necessário solicitar o envio do seu cartão à Caruana. Este serviço poderá ser tarifado a partir da segunda via. Para sacar, você pode ir à qualquer terminal do Banco24Horas mais próximo de você, consultando aqui.
12. A operação de saque é tarifada?
Consulte os valores pelos canais de atendimento Caruana ou na área de tarifas deste site.
13. Eu posso ter um Cartão Caruana? Onde posso utilizar?
O envio de seu cartão é opcional e poderá ser solicitado via aplicativo. No caso de uma segunda via, um novo envio poderá ser tarifado. Saiba como fazer consultando o tutorial no menu “Aplicativo” deste site. Seu Cartão poderá ser utilizado para compras em lojas físicas e na Internet pela rede credenciada MasterCard além de saques na rede Banco24Horas. Consulte sempre a área de tarifas deste site.
14. Esse cartão tem senha?
Sim. Para quem solicitar a adesão ao cartão. Ela acompanha o cartão na carta-berço e está localizada abaixo de onde o cartão está fixado.
15. É necessário digitar a senha para operações com cartão?
É obrigatório. Por questão de segurança, toda e qualquer transação feita com cartão, no Aplicativo ou Internet Banking, é solicitada a digitação da senha de segurança. Em caso de dúvidas, veja os tutoriais em vídeo no menu “Aplicativo” deste site.
16. É possível trocar a senha?
Sim, você pode trocar sua senha por meio do Aplicativo.
17. Para receber o Cartão Caruana, quais os procedimentos?
Para a primeira via será necessário solicitar via Aplicativo – em casos de novas vias , entrar em contato com a Central de Atendimento Caruana. O cartão será enviado ao seu endereço de cadastro. Por isso, mantenha sempre seus dados atualizados.
18. Qual será o limite de crédito da minha conta?
O limite da sua conta será definido através da política de crédito vigente, podendo ser consultado através do Aplicativo.
2. O que é a funcionalidade “Crédito” (pós-pago) da Conta Caruana?
É a utilização do limite de crédito disponível vinculado a sua Conta Caruana, podendo ser em compras nos estabelecimentos credenciados , MasterCard ou através de saques no Banco24Horas, de acordo com a política de crédito vigente. Nesse caso, vale lembrar que os saques são tarifados e acrescidos de juros pelo período de utilização.
3. Devo utilizar meu cartão na função “crédito” ou “débito” para compras no comércio?
Em qualquer situação, utilizando a função pré-paga ou pós-paga, você deve solicitar o modo “CRÉDITO”.
4. Posso recarregar meu celular com a Conta Caruana? Como faço? Há alguma cobrança?
Através do seu Aplicativo Caruana , você poderá recarregar seu celular dentro dos valores previstos pelas operadoras. Não há nenhuma cobrança ou tarifa para esta operação.
5. Posso Fazer Recargas de outros celulares de outras pessoas?
Sim. Não há nenhuma restrição. Basta cadastrar o número que você deseja realizar a carga.
7. Posso pagar contas com a minha Conta Caruana? Como faço? Há alguma cobrança?
Através de seu Aplicativo, você poderá pagar contas de água, luz, telefone ou gás, além de qualquer boleto bancário, sem limite de quantidade ou valor, de acordo, é claro, com o seu saldo disponível. Este serviço é tarifado.
8. Como faço para tirar extratos de meu Cartão Caruana?
Você poderá consultar os extratos de utilização do seu salário ou do crédito em seu cartão através do Aplicativo Caruana.
2. Minha 2ª via de cartão vai para empresa ou para minha casa?
Sua 2ª via do cartão solicitado através da Central de Atendimento , chegará em sua Empresa.
3. Quais os canais de atendimento que a Conta Caruana oferece?
Para os colaboradores, além do atendimento presencial, a Caruana oferece o Aplicativo, Caruana, além da Central de Atendimento pelo telefone 0300-771-1000e uma página no Facebook. Para as empresas, existe um canal exclusivo para as demandas institucionais. Há também a Ouvidoria com acesso pelo telefone 08007727210 para o caso de suas dúvidas ou solicitações não terem sido solucionadas nos atendimentos pelos canais anteriores.
4. Como faço para utilizar o Internet Banking Caruana? O que posso fazer?
Com a nova Conta Caruana, não teremos o Internet Banking pelo computador. O acesso é exclusivo pelo App.
5. Como faço para utilizar o Aplicativo Conta Caruana? O que posso fazer?
Ele é totalmente gratuito e está disponível nas lojas Google Play e App Store. Você pode baixá-lo através do site, do QR CODE impresso em seu welcome kit, ou apenas digitando Caruana Conta Digital na busca de sua loja favorita, da mesma forma que baixou outro aplicativo, com o WhatsApp, por exemplo. Aí, é só se cadastrar e passar a desfrutar de todas as facilidades como o pagamento de contas, recarga de celular, emissão de TED, consulta de saldo, extratos e muito mais. Todas as facilidades na palma de sua mão, sem filas.
6. Como tenho acesso ao crédito da minha Conta Caruana?
A função crédito (pós-pago) será disponibilizada automaticamente se seus gastos ultrapassarem o limite de seu salário previamente depositado na função pré-pago.
7. Como faço para utilizar o Banco24Horas? O que posso fazer?
No Banco24Horas você poderá realizar saques em dinheiro, tanto do crédito do seu salário, quanto do crédito de seu cartão – Neste caso, para quem optar em solicitar o Cartão.
8. Como faço para utilizar os terminais da Rede Cirrus?
Vá a qualquer agência do Banco Santander , desde que possam terminal de sistema 24Hrs, e saque em dinheiro utilizando um dos terminais de autoatendimento disponíveis.
9. Como faço para saber o saldo do crédito da minha Conta?
Você pode consultar seu limite do crédito através do Aplicativo Caruana. Dessa forma, o saldo disponível do seu salário também poderá ser consultado a qualquer momento.
10. Eu posso quitar alguma dívida com juros maiores com o crédito do meu cartão?
Sim. Qualquer outro cartão de crédito ou limite de cheque especial poderá ser liquidado com o pagamento de qualquer boleto previamente emitido através do Aplicativo Caruana . Você também poderá transferir o valor para sua agência a fim de quitar o saldo do cheque especial, com isso sua dívida estará em condições muito melhores de quitação.
11. Como faço para quitar antecipadamente o saldo na Função Crédito?
A partir do fechamento da fatura, você poderá quitar através do Aplicativo Caruana ,emitindo uma 2ª via da fatura onde, através dela, poderá ser feito o pagamento total ou parcial do saldo devedor do crédito utilizado antecipadamente.
2. É cobrada mensalidade da minha Conta Caruana
Não será cobrada qualquer tarifa a título de mensalidade.
3. Como faço para consultar o saldo da minha Conta Caruana?
Você pode consultar o saldo ou extrato através do Aplicativo.
4. Como é feito o pagamento dos valores utilizados do crédito da minha Conta Caruana?
Alguns dias antes do vencimento, você poderá visualizar o sua fatura via Aplicativo. O valor mínimo deste pagamento já será automaticamente descontado dos valores de seu salário a serem depositados no mês seguinte. Importante: apenas o pagamento mínimo é descontado automaticamente de seu salário, conforme autorizado. Você deve pagar o valor total através do boleto que chegará em sua residência. O não pagamento da fatura em sua totalidade acarretará na incidência de encargos financeiros.
5. Qual o dia de pagamento da função crédito da minha Conta Caruana?
Normalmente, as empresas que pagam seus salários até o 5º dia útil do mês. Como trata-se de uma data móvel, o vencimento será no dia 10 de cada mês.
6. Posso pagar só o mínimo da minha fatura da Função Crédito?
O mínimo da fatura gerada pela utilização do limite de crédito será automaticamente descontado no depósito de seu salário na Conta Caruana ficando qualquer pagamento adicional realizado através do boleto que acompanhará sua fatura a ser enviada para residência.
7. Qual a taxa de juros se eu sacar ou utilizar o crédito rotativo do limite de crédito da minha Conta?
A taxa de juros praticada será a vigente na data da utilização, disponível para consulta no site www.caruanafinanceira.com.br, incidente, imediatamente, sobre qualquer saque feito no limite de crédito de seu cartão e no saldo devedor, proveniente de suas compras, não liquidado no vencimento da fatura.
9. Se não utilizar meu crédito será cobrada alguma taxa de juros?
Não será cobrada qualquer tarifa ou mesmo descontado qualquer valor no crédito do salário desde que seu saldo não ultrapasse o valor pré-pago depositado do seu salário. Quando houver, o valor mínimo sempre será descontado do pagamento de seu salário automaticamente no mês seguinte.
10. Posso sacar valores de meu limite de crédito? Quanto? E onde?
Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, os saques poderão ser feitos no Banco24Horas. No caso do saque ser realizado do saldo de seu limite de crédito, haverá cobrança de tarifa e encargos financeiros.
11. Posso pagar contas com a função crédito da Minha Conta Caruana?
Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, elas entrarão como compras e terão até 30 dias para pagar sem juros, exatamente igual a um cartão de crédito comum, com cobrança de tarifa ao entrar no limite de crédito.
12. As compras com a minha Conta Caruana terão até 30 dias para serem pagas sem juros?
Quando você fizer compras utilizando o saldo de seu crédito, caso os recursos de seu salário já tenham se esgotado, o funcionamento é igual ao de um cartão de crédito comum. Portanto, você pode contar até 30 dias sem juros para pagar suas compras.
13. Como faço para saber se estou utilizando o saldo do meu salário (pré-pago) ou o crédito (pós-pago) da minha Conta Caruana?
Através de seu Aplicativo, basta consultar e avaliar se os recursos disponíveis do seu salário já tenham se esgotado.
14. Como faço para saber qual é o meu pacote de serviços?
Seu pacote de serviços, assim como sua cesta de tarifas estarão disponíveis para consulta no Aplicativo Caruana.
15. Se eu utilizar serviços fora de meu pacote, será cobrado alguma tarifa?
Sim. Será cobrada toda a operação excedente de forma individual que exceder seu pacote de serviços. Consulte o Aplicativo Caruana , para saber quais são os serviços já inclusos no seu pacote.
16. Como faço para imprimir a 2ª via de fatura da minha Conta Caruana?
Através do Aplicativo Caruana, onde já há uma função com essa finalidade.
2. Há alguma cobrança de tarifas para depositar em minha Conta Caruana?
Sim, conforme tabela de tarifas vigentes disponível no link tarifas deste site. Você pode recarregar sua conta quantas vezes quiser. Todos os valores recarregados serão somados ao seu saldo de seu salário (pré-pago).
3. Se eu sair da empresa posso continuar a utilizar minha Conta Caruana nas duas funções?
Você poderá apenas utilizar sua conta com o restante do seu saldo de salário e das suas verbas rescisórias que você recebeu. Entretanto, a função crédito será automaticamente desabilitada.
4. Se eu sair da empresa consigo usar o saldo restante do meu salário?
Sim, o saldo de seu salário ou mesmo as verbas da rescisão estarão disponíveis para utilização até o final em todos os meios disponíveis.
5. Se eu sair da empresa e tiver dívida no crédito da minha Conta Caruana, eu pago como?
Ao sair da empresa seu saldo de rescisão será creditado na sua Conta Caruaba e o limite de crédito será cancelado. Seu eventual saldo devedor poderá ser liquidado com o débito total de sua dívida, ficando o saldo remanescente disponível para utilização até se esgotar quando a Conta não terá mais nenhuma função.